Estrutura de concreto do viaduto do Sudoeste está pronta

Agora a obra entra na fase final da construção da rede de drenagem para iniciar a pavimentação





O Governo do Distrito Federal (GDF) trabalha para que o tráfego de veículos no Viaduto Luiz Carlos Botelho, também conhecido como Viaduto do Sudoeste (Epig), seja aberto na direção do Setor de Indústrias Gráficas (SIG) nas próximas semanas. O anúncio foi feito durante uma visita de rotina dos secretários de Governo, José Humberto Pires, e de Obras, Luciano Carvalho, a obras nas cidades.

Obras fazem parte de um pacote criado para garantir mais fluidez no trânsito | Fotos: Renato Alves.

Lançado em junho de 2021, o viaduto está sendo construído na intersecção da Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig) com o Sudoeste e o Parque da Cidade. A Epig continuará no mesmo nível, enquanto quem passar do Sudoeste para o Parque da Cidade cruzará o caminho por uma trincheira sem nenhum impedimento. A obra vai acabar com o gargalo na entrada do Sudoeste e fazer com que o trânsito flua na Epig, beneficiando diariamente cerca de 25 mil motoristas.

“Pretendemos liberar algum trecho da obra nas próximas semanas”, afirmou o secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo. “Estamos ajustando com as empresas; é uma obra muito grande que vai ajudar toda a população da região, um complexo importante de reestruturação de todo o Corredor Eixo Oeste. Essa rotina de visitação é importante para perceber o andamento da obra e as pessoas envolvidas nela.”

O Viaduto do Sudoeste (Epig) está com 70% da obra executada. Além dos desvios já em funcionamento, a pré-laje atingiu 100%, e os viadutos também estão próximos disso. A drenagem está 30% executada, enquanto o trecho que liga à bacia do Parque da Cidade está adiantado. O investimento na estrutura é de cerca de R$ 24,6 milhões.

Fases do trabalho
“Temos também a terraplanagem e a preparação para a pavimentação, que é feita hoje em três lugares diferentes: a alça que vai dar acesso definitivo em frente à Polícia Civil, a saída do Parque da Cidade também em direção ao Eixo Monumental e, aqui, esse eixo que faz a ligação do Eixo Monumental com o SIG, que é o ponto onde a gente quer fazer a primeira liberação de tráfego no começo do mês que vem”, detalhou o secretário de Obras, Luciano Carvalho.

Além desta obra, o GDF trabalha para entregar, ainda em 2022, a pavimentação na região que liga o Setor Policial Sul ao Terminal da Asa Sul (TAS). “Estivemos na obra do TAS, que é importantíssima, e temos previsão de entregá-la em dezembro”, complementou o secretário José Humberto. “Vai nos ajudar muito no fluxo do final da W3 Sul, na ligação com os eixos, e isso é muito importante”.

O Viaduto do Sudoeste (Epig) é um entre vários que se encontram em construção. Além desse serviço, o governo trabalha em estruturas no Itapoã /Paranoá, Sobradinho, Riacho Fundo, Recanto das Emas/Riacho Fundo II e vai lançar em breve o Viaduto do Jardim Botânico. Quando concluídas, as obras vão ajudar na mobilidade urbana, diminuindo o tempo das pessoas no trânsito.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom