Gestão eficiente e tecnológica traz ganhos financeiros para os pecuaristas

 Aplicativo de gerenciamento Congado facilita a organização e a coleta de dados nas fazendas



A rentabilidade da atividade pecuária se dá por meio de práticas adequadas e com uso de métricas para ajudar a evoluir o negócio. Cada vez mais são desenvolvidas tecnologias a serviço dos pecuaristas no auxílio da gestão das tarefas na fazenda, com o objetivo de otimizar recursos e a mão de obra na rotina de cada propriedade.

De acordo com o Gerente da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) em Campo Grande (MS), Adriano Garcia, a tomada de decisões é o ponto chave para a gestão pecuária. “Na minha avaliação, a tecnologia empregada na área rural tende a ser mais abrangente e mais determinante nas tomadas de decisões. Quanto mais informações armazenadas e estudadas, o pecuarista alcança mais organização e mais lucratividade no seu negócio”.

Nesse sentido, o aplicativo Congado é uma das possíveis adições à rotina na produção de gado de corte. Esse é um sistema gratuito de gerenciamento que otimiza as ações relacionadas ao rebanho e coleta e compila dados zootécnicos dos animais, com o objetivo de gerar maior produtividade e uma melhor relação custo-benefício, potencializando os resultados das fazendas.

“Na atualidade, pecuaristas que não investirem em gestão completa das atividades perdem negócios, rentabilidade e produtividade. Os dados estabelecem todos os parâmetros para a realização de tarefas numa propriedade pecuária e é isso que contribui tanto para a engorda do boi quanto para a eficiência do trabalho de todos os profissionais”, afirma o idealizador do aplicativo, Selmos Gressler.

O desenvolvimento do sistema durou dois anos e recebeu o apoio financeiro da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. “Todos esses apoios reforçam o nosso compromisso em promover o desenvolvimento da cadeia pecuária tanto em qualidade quanto em resultados financeiros para os produtores”, explica.

Pensado para pecuaristas, consultores e técnicos

O Congado é uma ferramenta indicada para o produtor rural de todos os tamanhos, pequeno, médio ou grande. Porém, técnicos e consultores também se beneficiam dos recursos da tecnologia. “Mostrar ao seu cliente o resultado do seu trabalho, sem ter que ficar horas passando a limpo anotações feitas em caderno trará agilidade ao processo e ganho de produtividade e resultados por conta da tomada de decisões de forma mais assertiva que o aplicativo proporciona”, detalha Gressler.

Aprendizados, controle das tarefas, eficiência produtiva e redução de custos são vantagens e praticidades que o Congado proporciona aos produtores de bovinos de corte. “O aplicativo, além de organizar as informações e manter o controle sobre estoque do gado, pesagens, diagnóstico de gestação, inseminação, vacinação e pasto, permite que o pecuarista, os técnicos e consultores aprendam mais sobre a fazenda, otimizando os processos e aprimorando o gerenciamento das tarefas”, destaca o idealizador.

Vantagens

Quatro áreas principais são contempladas pelo Congado, segundo Selmos Gressler: alto padrão de controle de qualidade na criação de gado, aumento de vendas e oportunidades de negócios, redução de custos com manejo e avaliação do desempenho do rebanho a qualquer momento.

“Uma das principais vantagens é que o pecuarista consegue uma melhor visão sobre os seus negócios, sendo possível identificar com mais facilidade onde se concentram os custos e desperdícios, o que permite elaborar estratégias eficazes para aprimorar o manejo, otimizar a produção e os gastos e aumentar a qualidade do gado. A partir disso, o fazendeiro pode buscar novas oportunidades para comercializar os animais ou até mesmo participar de programas de melhoramento genético”, finaliza.

No momento, o Congado está disponível para donwload na Play Store, loja de aplicativos dos dispositivos Android e, em breve, também será disponibilizado para aparelhos com sistema operacional iOS. O sistema pode ser utilizado mesmo sem acesso à internet, por mais de uma pessoa na mesma fazenda e não possui limite de animais para a contabilização.

A iniciativa possui canais oficiais de suporte por telefone, e-mail e Telegram, ficando à disposição dos usuários sempre que necessário.

Para mais informações, acesse o site do Congado.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Canaã Telecom