Veja dicas para manter a alimentação saudável das crianças

Nutricionista do Fort Atacadista ensina alimentação rica em nutrientes para fazer parte da rotina infantil, mesmo no período de férias 

Se manter uma rotina saudável durante as férias para os adultos é difícil, imagina para as crianças. Nesse período sem aulas os horários dos pequenos mudam e a agenda diária inclui desde passeios e viagens, a dias mais ociosos em frente à televisão em casa.


 

Seja como for, o período também pode ser marcado pelo aumento da ingestão de guloseimas, como fast-foods, produtos industrializados, gordura e açúcar em excesso, caso os pais ou responsáveis não fiquem atentos.

 

A nutricionista Rafaela Moreira, do Fort Atacadista, destaca que é fundamental incluir lanches nutritivos na alimentação das crianças para promover o desenvolvimento saudável e prevenir a obesidade infantil.

 

“O ideal é manter a rotina com café da manhã, almoço, lanche e jantar, incluindo porções de frutas, verduras, legumes, grelhados e assados, contribuindo com o aumento da imunidade e proporcionando qualidade de vida desde a infância”, orienta a nutricionista.

 

Porém, ela ressalta que os doces e outras guloseimas podem ser liberados, desde que com moderação. “Os pais ou responsáveis devem ficar de olho nos exageros”, sugere. Para tornar o cardápio atrativo, a dica da nutricionista é deixar a criança participar da escolha e montagem dos pratos, como por exemplo, na hora do lanche da tarde.

 

“Se a criança não come determinado alimento, vale disfarçar acrescentando outro alimento e deixá-la experimentar. O importante é que ela veja como pode ser saboroso se alimentar de forma saudável”, acrescenta a profissional da saúde. E para ajudar os pais ou responsáveis a elaborar um cardápio de lanchinho saudável, a nutricionista aponta três opções de dar água na boca. Confira:


 

Lanche 1

Sanduíche natural de patê de frango e suco de fruta

Ingredientes:

- Duas fatias de pão de forma

- 1 xícara de frango cozido e desfiado

- 1/2 xícara de cenoura ralada 

- 1/2 xícara de milho verde (a gosto)

- 1 folha de alface

- Duas colheres de sopa de requeijão light ou iogurte natural

Modo de preparo: 

Em uma tigela, acrescente o frango desfiado, a cenoura, o milho e a maionese. Misture tudo e coloque no pão, com a folha de alface. 

Sirva acompanhado de um copo de suco de fruta natural.


Lanche 2

Salada de frutas (a dica da nutricionista é optar por frutas da estação, também mais econômicas)

As frutas atuais da estação são: laranja-pêra, abacaxi, mamão, maracujá, melancia, uva, dentre outras.


Lanche 3

1 fatia de bolo ou cookies integrais, vitamina de frutas e castanhas opcionais.

Para finalizar, a nutricionista recomenda a ingestão de muita água e líquidos aos pequeninos, mantendo-os hidratados e saudáveis. 

 

 

Onde encontrar - Nas unidades do Fort Atacadista, os consumidores encontram variedade de produtos e ofertas exclusivas. No Distrito Federal, as lojas estão presentes em Ceilândia, Sol Nascente, Taguatinga e Recanto das Emas. Em Goiás o Fort Atacadista fica em Valparaíso.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom