Aliando tecnologia às suas raízes, Grunner desenvolve soluções para o controle de tráfego e reduz a compactação do solo na colheita de cana-de-açúcar

 Para resolver um problema preocupante na produção de cana, a companhia tem evoluído no desenvolvimento de sua linha de máquinas agrícolas


As perdas atribuídas ao pisoteio da linha de cana e a compactação do solo, que ocorrem principalmente na colheita da cana-de-açúcar, são preocupações recorrentes no setor canavieiro e foco de uma série de análises produzidas pela Grunner. Buscando alavancar a produtividade e a rentabilidade do produtor de cana, a companhia usa de suas origens no município de Lençóis Paulista (SP) para desenvolver tecnologias agrícolas que contribuem para a preservação da qualidade física e biológica do solo.

Fundada em 2018 pelos irmãos da família Belei, a empresa tem trabalhado suas soluções a partir dos desafios que são identificados nos momentos de colheita nos canaviais da família. Localizada em solo lençoense, a propriedade conta uma produção de mais de 500 mil toneladas/ano de cana-de-açúcar.

Denis Arroyo, CEO da Grunner, destaca que uma das constatações está nas perdas de produtividades dos canaviais provocadas pela ausência do efetivo controle de tráfego dentro da lavoura, ou seja, pelo pisoteio da linha de cana colhida, aumentando as falhas de brotação da soqueira dentro da lavoura e reduzindo a longevidade do canavial plantado. “O investimento no plantio é alto, não podemos passar por cima disso. O maior ativo de uma companhia agrícola é a cana”, pontua Arroyo.

Os indicadores de produção da família Belei apresentaram benefícios quando as raízes estão em um solo descompactado. “Essas raízes, ativas fisiologicamente, mesmo no período seco do ano, adicionam no solo substâncias açucaradas e nutritivas, chamados de exsudados, que alimentam os microrganismos do solo. A partir disso, percebemos que quanto mais o controle de tráfego é eficiente, mais aumenta a aeração do solo, a retenção e disponibilidade de água e maior atividade, diversidade e quantidade de microrganismos benéficos e menor predominância de microrganismos causadores de doenças”, explica o CEO da Grunner.  

Arroyo também faz uma comparação com as raízes da planta de milho para exemplificar os ganhos com o solo descompactado. “Em um solo descompactado, as raízes de milho crescem 106 mm/dia, enquanto que em um solo compactado o crescimento é de 4 mm/dia, ou seja, 96% de redução do crescimento. Um solo compactado, infiltra de 5 a 7 vezes menos água, isso quer dizer que as chances de erosão são maiores, maior lixiviação de nutrientes e menos capacidade de oxigenação”.

DNA de produtividade

Como participante do “Painel da Colheita: métodos e controle e pisoteio”, promovido no 7º Santander DATAGRO Abertura de Safra Cana, Açúcar e Etanol, o CEO da Grunner, Denis Arroyo, enfatizou que os equipamentos precisam ser soluções para a realidade de cada produtor. 

“Eu não aceito chamar de solução algo que cause mais complexidade do que já temos, então não podemos ter uma solução que aumente os problemas. Eu acredito que os negócios nascem quando os DNA’s se encontram. Você não consegue vender um conceito para quem está pensando do mesmo jeito”, resume Arroyo.

Destacando as Smart Machines, o CEO frisa que a produtividade está no DNA do desenvolvimento dos três modelos da máquina. “Andar na linha (controlar o tráfego), GPS, piloto automático e respeitar o canavial. Nesse contexto, com os tratores comumente utilizados para puxar os transbordos que não obedecem ao caminhamento do trator, nós desenvolvemos as Smart Machines, máquinas agrícolas autônomas de nível 2, que andam dentro do trilho e garantem que o caixote de transbordo, que está alocado em cima dos chassis do Grunner, trabalha no piloto automático. Mas não é só isso, a agilidade em efetuar manobras em menos tempo e com total segurança, pneus de alta flutuação e um equipamento cada vez mais leve para ter cada vez mais controle no tráfego dentro da lavoura. A gente não termina esse produto, ele segue evoluindo, sempre buscando mais produtividade”, pontua Arroyo.  

Sobre a Grunner

Um conceito de inovação para atender às necessidades dos produtores de cana-de-açúcar, a Grunner foi criada, em 2018, pelos irmãos Henrique e Mateus Belei, tradicionais produtores de cana de Lençóis Paulista (SP).

Incomodados com o chamado “pisoteio” nas linhas de cana, a dupla adaptou um caminhão para executar a operação de colheita e aplicação de insumos. A estratégia aumentou a produtividade da fazenda, contribuiu para reduzir custos e ajudou no combate as emissões de carbono no processo agrícola.

Desde 2018, a companhia tem parceria exclusiva com a Mercedes Benz. O acordo permitiu que os caminhões da marca alemã recebessem o protocolo de tecnologia que deu origem às máquinas Smart Machines da Grunner. O sucesso dessa união fez com que as máquinas da Grunner fossem incluídas no ranking dos dez principais produtos da história da Mercedes, em 2021.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom