Pedro Leopoldo sedia o Festival de Luz neste mês

 

A cidade de Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, vai respirar cultura a partir do final deste mês. Com o intuito de divulgar e preservar a vida e obra de Chico Xavier, sem qualquer discriminação de raça, cor, gênero e religião, a quinta edição do Festival de Luz será realizada de 31 de março a 02 de abril  com o tema 'Felicidade'. O evento, que é viabilizado pela Prefeitura de Pedro Leopoldo, promovido pela Fundação Cultural Chico Xavier, com patrocínio da Suprema, Blink, Yogamers do Bem e MGS, acontece na Praça da Estação (Rua Dr. Rocha, s/n, Centro), com os shows de Lenine com seu filho Bruno Giorgi, Orquestra Sinfônica Cachoeira Grande e Banda The Souldiers – Elvis Presley, além dos musicais Rei Leão e Um Cisco - A Vida de Chico Xavier. A iniciativa realiza também o Circuito Gastronômico, que vai fomentar a culinária local.

Para Jhon Harley, presidente da Fundação Cultural Chico Xavier, o evento é uma oportunidade de projetar ainda mais a cidade de Pedro Leopoldo para todo o estado. "Com o investimento da Prefeitura de Pedro Leopoldo na cultura, podemos promover o Festival de Luz, que é tão importante para o município, pois valoriza a figura de Chico Xavier, esse brasileiro que é um cidadão do mundo. Além disso, a festa atrai visitantes e movimenta toda a cadeia de comércio e serviços. O festival ainda valoriza os sabores do estado de Minas Gerais, já que haverá o Circuito Gastronômico e que neste ano fará uma homenagem a José Issa Filho", comenta.

A Secretária Municipal de Cultura, Lazer e Turismo de Pedro Leopoldo, Patrícia Rafael, destaca a importância do evento para o município. "A atual gestão sempre valorizou a cultura, lazer e entretenimento em nossa cidade. Participamos do nascimento do Festival de Luz em 2016 e a iniciativa já entrou para o nosso calendário anual. Além do importante fomento à arte, envolve e incentiva o nosso turismo, talentos, gastronomia, música, teatro e movimenta a cadeia de comércio e serviços. O foco da Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo é promover a cultura e este é mais um exemplo disso. É um orgulho para a nossa administração fazer parte desta festa", salienta.

Circuito Gastronômico  

O Circuito Gastronômico tem como objetivo de fomentar a gastronomia na região de Pedro Leopoldo. A primeira edição contou com a presença de 17 restaurantes reproduzindo a versão do prato preferido de Chico: frango ensopado com farofa de abobrinha. Foram versões audaciosas e criativas remetendo a singularidade de cada estabelecimento. As demais edições adotaram o mesmo modelo. Porém, atualmente, cada restaurante participante cria pratos com ingredientes da preferência do homenageado, que em 2023 será José Issa Filho.

Chico Xavier

O pedroleopoldense Chico Xavier dedicou sua vida aos necessitados consagrando-se como um dos mais importantes religiosos do Brasil e do Mundo. Em 1981 foi agraciado em Minas Gerais com a "Medalha da Inconfidência". No mesmo ano, seu nome foi indicado ao "Prêmio Nobel da Paz". Em 1995, a Câmara Municipal de Pedro Leopoldo instituiu a "Medalha Chico Xavier". Em 1999, o governo do Estado de Minas Gerais criou a "Comenda da Paz Chico Xavier". Em 2000, através da Rede Globo Minas e da Telemar, foi eleito o "Mineiro do Século". E em 2012, através do SBT em parceria com a BBC de Londres, recebeu o título de "O Maior Brasileiro de Todos os Tempos", ambos por votação popular. Em 2021, o seu nome foi incluído no "Livro dos heróis e heroínas do Brasil", depositado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília.

 

Programação

18 de março – sábado

A partir das 19h: Lançamento do Circuito Gastronômico José Issa Filho

Local: Hotel Tupyguá

  

31 de março – sexta

A partir das 18h: Circuito Gastronômico

A partir das 19h: Comenda Chico Xavier

A partir das 20h: Musical – Um Cisco: A vida de Chico Xavier

Local: Praça da Estação

 

01 de abril – sábado

A partir das 10h: Teatro Musical Os Saltimbancos

Local: Associação Cantinho de Luz (Rua Pergentino Souza Santos 187 - Bairro Theotônio Batista de Freitas)

 

A partir das 15h: Circuito Gastronômico

A partir das 18h: Musical – Rei Leão

A partir das 21h: Lenine - Show da turnê Rizoma com o seu filho Bruno Giorgi

Local: Praça da Estação

 

02 de abril– domingo

A partir das 11h: Piquenique Literário e Circuito Gastronômico

A partir das 12h: Orquestra Sinfônica Cachoeira Grande

A partir das 15h: Banda The Souldiers Elvis Tribute

Local: Praça da Estação

 

Serviço

V Festival de Luz confirma Lenine e Circuito Gastronômico

Data: 31 de março a 02 de abril – sexta a domingo

Atrações: Lenine, Orquestra Sinfônica Cachoeira Grande e Banda The Souldiers – Elvis Presley e a peça Um Cisco - A Vida de Chico Xavier

 

Promoção: Fundação Cultural Chico Xavier

Apresentação: Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo

 

Patrocínio: Suprema, Blink, Yogamers do Bem e MGS

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom