HCN e HEF recebem o treinamento Experiência do Paciente

         A atividade visa reforçar e melhorar ainda mais o atendimento humanizado voltado aos pacientes


Para aprimorar cada vez mais o atendimento humanizado que é oferecido pelos colaboradores dos Hospitais Estaduais de Formosa (HEF) e Centro-Norte Goiano (HCN), o Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento - IMED, organização responsável pelas unidades do Governo de Goiás, realizou o treinamento com o tema Experiência do Paciente. A ação aconteceu nos dias 12 e 13 de abril no HEF e no HCN. 

O principal objetivo do treinamento é enfatizar a importância e a relevância da Experiência do Paciente, apresentando os principais conceitos e fundamentos do ecossistema do projeto e os caminhos para entender melhor a percepção da população que é atendida nas unidades, a fim de sensibilizar os colaboradores dos hospitais sobre a importância da preparação dos profissionais para a abordagem do cuidado. 

Para a enfermeira da Educação Permanente do HCN, Estéfany Izidorio, a intenção do treinamento é fazer uma imersão com os colaboradores sobre o que os pacientes vivenciam, para que eles tenham uma experiência positiva. 

“A experiência do paciente vai muito além da satisfação. Apresentamos aos colaboradores a equação, que é a soma de um bom desfecho clínico, segurança assistencial, satisfação do paciente e colaborador e, principalmente, o cuidado centrado na pessoa. O treinamento foi um momento de interação muito positiva”, complementa Estéfany, responsável também pelo treinamento realizado no HCN.

A capacitação Experiência do Paciente é o segundo módulo do Programa de Desenvolvimento de Colaboradores do IMED, que acontecerá ao longo de todo o ano, totalizando 9 módulos.


Programa de Desenvolvimento de Colaboradores

Com foco no desenvolvimento das habilidades comportamentais e sociais, o Programa de Desenvolvimento de Colaboradores tem como objetivo realizar a capacitação continuada dos profissionais do HCN e HEF a fim de melhor atender os pacientes e a população como um todo.

“Nós do IMED acreditamos que, para alcançar a excelência, como resultado do atendimento humanizado, é preciso investir em gestão e capacitação. Por isso, oferecemos treinamentos periódicos aos colaboradores dos hospitais que estão sob a nossa gestão”, ressalta o gerente de Gestão de Pessoas do IMED, Adelson Gonçalves Martins Jr. 

Assim como a Política Nacional de Humanização (PNH) propõe, o objetivo é a inclusão e valorização das diferentes pessoas implicadas no processo de produção de saúde, que enfatiza a autonomia e o protagonismo, a corresponsabilidade entre eles, o estabelecimento de vínculos solidários e a participação coletiva no processo de gestão. Lançada em 2003, a Política busca colocar em prática os princípios do SUS no cotidiano dos serviços de saúde, produzindo mudanças nos modos de gerir e cuidar. 

O IMED segue os princípios da PNH com o intuito de aperfeiçoar, cada vez mais, o atendimento humanizado de seus colaboradores. A humanização nada mais é do que a construção de vínculos, possibilitando a coparticipação dos diversos agentes envolvidos na busca pela excelência e qualidade do processo cooperativo de produção da saúde, seja na capacitação dos colaboradores para o cuidado ou no atendimento de qualidade voltado aos pacientes. 


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom