Tapioca é opção saudável para quem busca saúde e bem-estar

 Com recheios salgados e doces, novas opções agradam os brasilienses que inserem a culinária nordestina no dia a dia


O gosto pela tapioca, produto proveniente da mandioca, não é mais exclusivo da população do Norte e Nordeste do Brasil. Em todos os estados, principalmente no Distrito Federal, essa iguaria passou a compor a refeição conhecida por conta de seus benefícios para a saúde e versatilidade no preparo. A responsável técnica em nutrição, Anne Shirley Félix dos Santos, que atua na unidade do Fort Atacadista Sol Nascente (DF),  explica que seu principal benefício é ser de baixo teor de sódio, sem gordura, rico em carboidratos de fácil digestão e sem glúten, o que colabora na alimentação de quem tem restrições alimentares como os celíacos.

“Vai bem no café da manhã ou lanches da tarde, acompanhado de recheios de carne ou frango desfiado, ovos mexidos, entre outros”, aponta Anne Shirley. A facilidade em compor diferentes pratos, acabou fazendo com que muitas pessoas trocassem o pão pela tapioca. “O pão branco é rico em glúten, que é uma proteína de difícil digestão”, explica a responsável técnica em nutrição. Outra qualidade da tapioca é que ela é fonte de energia, rica em amido, uma ótima fonte de carboidratos.

Sua versatilidade se dá em como a tapioca pode compor diferentes receitas. A mais comum é o biju, como também é conhecida, no preparo tradicional feito na frigideira aquecida e sendo base para recheios de diferentes sabores. A tapioca também é utilizada no preparo de mingaus, farofa, pirão e bolos.

Uma das inovações desse alimento veio com o preparo de sobremesas como o pudim, receita que surgiu no estado de Alagoas e foi se espalhando pelo Nordeste até chegar em outras regiões do país. “Feita com tapioca granulada, a vantagem é que além de não conter glúten ou leite condensado como os tradicionais, o sabor é maravilhoso”, comenta a nutricionista. Anote a receita:

Pudim de TapiocaIngredientes1 copo de tapioca500 ml de leite de coco2/3 de copo de açúcar1 colher de sopa de manteiga2 ovos1 pitada de sal

Modo de preparo - Misture a tapioca e o leite de coco, deixe crescer por 30 minutos. Junte todos os outros ingredientes, misture bem. Leve ao forno por 50 minutos. Depois é só levar à geladeira e esperar esfriar.

Onde encontrar - No Distrito Federal, as lojas do Fort Atacadista estão presentes em Ceilândia, Sol Nascente, Taguatinga e Recanto das Emas. Em Goiás, o Fort está localizado em Valparaíso. Para quem precisa economizar, a dica é aproveitar o Vuon Card, cartão exclusivo do Fort Atacadista, com descontos em centenas de itens e condições especiais de parcelamento.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom