Maio Amarelo: Mais de 6 mil vítimas do trânsito são atendidas no Hugol por ano

Especialistas em medicina e direito de várias partes do mundo concordam que os acidentes de trânsito são um grave problema de saúde pública  e um dos objetivos da Agenda para Desenvolvimento Sustentável 2030, proposta pela ONU, tem o propósito de diminuir pela metade a incidência mundial de mortes e lesões causadas no trânsito

Foto: Pedro Santos.

Em Goiás, o principal hospital do Sistema Único de Saúde, que atende as vítimas de acidentes de Trânsito é o Hugol - Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira, que entre abril de 2022 e o mesmo mês de 2023, atendeu 6.310 vítimas de acidentes de trânsito, sendo que 3.999 atendimentos estão relacionados a acidentes motociclísticos, 1.773 automobilísticos  e 538 atropelamentos.

Segundo o Diretor Clínico e Gerente de Governança Clínica do Hugol, Fabrício Cardoso Leão, por ser a referência no Estado de Goiás em traumas de alta energia e uma unidade de média e alta complexidade, o Hugol atende a maioria das vítimas graves relacionados aos acidentes de trânsito e em na maioria com politraumas. "Em casos de acidentes de trânsito, o paciente que chega para o nosso atendimento é o politraumatizado, visto que esse é o perfil da unidade. Em sua maioria são encaminhados para a ortopedia, pois apresentam fraturas múltiplas, diz.

Ele ainda reforça que esses acidentes resultam em complicações que acompanharão o paciente por muito tempo. "As lesões ortopédicas causam alterações no aparelho locomotor, dependendo da idade do paciente, isso provoca uma incapacidade laborativa temporária ou até mesmo definitiva, e essa sequela é simples perante as outras que um acidente de trânsito pode ocasionar, como por exemplo um TCE (Traumatismo Craneano Encefálico)", afirma.

O Movimento Maio Amarelo tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Em 2023 o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), definiu o seguinte tema para o mês de conscientização :"No trânsito, escolha a vida". O Hugol, através da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA, realiza no dia 18 de maio, às 9 horas, no auditório da unidade, uma palestra com a Polícia Civil Técnico Científica de Goiás, sobre Prevenção a Acidentes de Trânsito, destinada aos colaboradores do hospital, além de disponibilizar na área externa, faixas orientativas de conscientização aos usuários, reforçando o propósito de cuidar de vidas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom