Consumo de leite é incentivado para promoção da saúde

Brasil é o terceiro maior produtor mundial de leite, com mais de 34 bilhões de litros por ano

 

Não é à toa que o primeiro alimento do ser humano é o leite materno. Depois, o leite passa a compor boa parte da alimentação das crianças e segue até a vida adulta. Alimento fundamental em uma dieta saudável, o leite fornece nutrientes como cálcio, fósforo, magnésio e proteínas. Vital para a saúde, o leite é também essencial para mover a economia do país. De acordo com a FAO, o Brasil é o terceiro maior produtor mundial de leite, com mais de 34 bilhões de litros por ano, com produção em 98% dos municípios brasileiros. Cerca da metade do volume produzido no país vem de pequenas propriedades, que totalizam 1,1 milhão, gerando aproximadamente 4 milhões de vagas de trabalho, em toda a cadeia, desde o campo até a cidade.


Com a tecnologia, o leite foi ganhando qualidade e o que antes era vendido em garrafas de vidros, depois em saquinhos, agora ganha embalagens próprias, latas e até cápsulas. Até versões para quem tem restrição à lactose foram surgindo no mercado para atender o consumidor que não abre mão da bebida. “Ainda é possível encontrar opções de vidro e saquinhos, como antigamente, mas para acompanhar as tendências do setor, mantemos diversas opções para quem consome a bebida diariamente. De latas, caixas, saborizados e de diferentes tipos, integral, desnatado, semidesnatado, o leite é um dos principais itens nas compras dos clientes”, afirma Rossano Noleto, gerente do Supermercado Comper em Sobradinho (DF).

 

A Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO) classifica o leite como indispensável para a saúde e para incentivar seu consumo, estabeleceu o dia 1° de junho como Dia Mundial do Leite. E quem não abre mão da bebida todos os dias é a jovem Gabriela Dias, de 14 anos. O leite está presente diariamente, desde quando acorda, bem cedo, até o final do dia. “No café da manhã, tomo leite gelado com Sucrilhos, adoro. Não pode faltar porque senão, tudo fica sem graça. À tarde, quando dou uma pausa nos estudos, faço uma boa vitamina batendo leite com banana, ou uma maçã, ou mamão ou até geladinho com maracujá, que amo. E antes de dormir, é ele quem me acalma, bem morninho”, conta a adolescente.


 

A presença do leite na vida de Gabi pode ser uma tendência de consumo, conforme apontam análises realizadas pelo instituto IFCN/International Fact-Checking Network. Segundo estudos feitos pela entidade, até 2050 o consumo de leite per capita no mundo deve crescer em média 19%. Hoje, o consumo ainda não chega perto do ideal. No Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo chega atualmente a 116,5 equivalentes quilos, abaixo do recomendado de 200 equivalentes quilos.

 

Tem no Comper

Nas lojas do Comper no Distrito Federal, existe uma grande variedade de leite. As unidades funcionam de segunda a sábado das 7h às 22h e domingos das 7h às 20h. Em Brasília as unidades do Comper ficam na Asa Sul, Planaltina, Gama, Sobradinho e Águas Claras. O Comper disponibiliza ainda a opção Delivery e a “Clique e Retire”, quando o mercado separa os produtos e deixa reservado para o cliente buscar. Basta acessar o site www.comper.com.br.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom